segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Há um século no Correio do Povo




Pesquisa e edição: DIRCEU CHIRIVINO | Chirivino@correiodopovo.com br CORREIO DO POVO

O porto das Torres
CP MEMORIA


Nova tentativa de construcção
Negociações a respeito


No Itajubá, partiu, hontem, para o Rio de janeiro, onde demorar-se-á um mez, o sr. Alfredo Dillon, commerciante da praça da capital ingleza. Ha dias que o dr. Dillon se acha­va em Porto Alegre, tendo vindo de Londres em companhia do seu se­cretario, sr. A. M. dos Santos, tam­bém do commercio daquella praça O sr. Dillon, que é rio-grandense, desde que transferiu residência pa­ra a Inglaterra, ha 20 annos, tem feito, nesse paiz, efficaz propagan­da do Rio Grande, quer nos centros commerciaes, quer no mundo finan­ceiro.

Possue elle, em seu estabelecimen­to commercial, amostras de todos os productos agrícolas e industriais do Rio Grande.

O tema principal de sua viagem ao Brazil foi tratar da construcção do porto das Torres, empreza que to­mou a peito desde 1891, e por cuja realisação muito se tem esforçado. Naquella época, o sr. Dillon chegou a obter do então presidente da Re­publica, marechal Deodoro, uma concessão para a construcção do porto das Torres. Tendo, porém, sido demoradas as obras, o praso da concessão exgotou e o privilegio caducou. Nesses trabalhos, foi elle auxiliado pelo finado dr. Trajano Viriato de Medeiros.

Vendo o seu trabalho perdido, o dr. Dillon recommeçou campanha, ten­do tido ensejo, agora, em sua via­gem para o Rio Grande, dc se esten­der a respeito, no Rio, com o sena­dor Pinheiro Machado Este, em conferencia com o sr Dillon, declarou-lhe que, si fosse preciso, envidaria todos os seus esforços para a abertura do porto das Torres.

O senador Pinheiro prometteu es­crever, nesse sentido, aos drs Car­los Barbosa, presidente do Estado, e Borges de Medeiros, chefe do par­tido republicano.

Aqui chegando, o sr. Dillon procu­rou, logo, o presidente do Estado, com quem teve demoradas confe­rencias.

Mostrou elle as grandes vantagens dessa obra, para o Rio Grande do 5ul, principalmente para a região serrana, que por ali poderá, perfeitamente, exportar gado. Disse elle que, actualmente, apezar dos agricultures do município de Torres já estarem sobrecarregados de impostos, a renda municipal, ali, é exigua, provindo, dahi, a decadên­cia da villa.

Fez ainda considerações sobre o importante empreendimento, procu­rando demonstrar que a construcção do porto de Torres offerece mais vantagens que as obras da barra do Rio Grande. Com relação a estas, citou, ao presi­dente do Estado, as palavras do senador Pinheiro. Mostrou, tam­bém, mappas e photographias da villa de Torres e dos tres outeiros de pedra e terra, situados na praia da villa, quasi a prumo, pelo lado do oceano, e chamados Torre do Norte, Torre do Meio e Torre do Sul. O dr Carlos Barbosa manifestou sympathia pela iniciativa do sr Dillon e prometteu estudar a ques­tão, dizendo ser provável que o governo do Estado faça esse importan­te melhoramento, tão vantajoso para os rio-grandenses. Accrescentou que, caso fique decidi da a execução das obras, o governo ou fará um empréstimo, para realisá-las, ou fornecerá o material ne­cessário a quem se encarregar das mesmas.

O sr. Dillon, em resposta, disse que si fôr fornecido o material, elle se encarreeará de arranjar, na Europa, o capital preciso.

Conversas com Borges de Medeiros

O sr. Alfredo Dillon também confe­renciou, duas vezes, com o dr. Bor­ges de Medeiros, que louvou o seu patriotismo e os seus esforços em prol do Rio Grande
Caso se faça, no novo porto será construído uma linha férrea que ligará Torres a Porto Alegre.

Notícias publicadas no Correio do Povo de 30/7/1911

Porto das Torres - O dr. Borges de Medeiros, chefe do partido republi­cano, recebeu do dr. Homero Baptis­ta, deputado por este Estado, o se­guinte Telegramma: "Rio, 10 - Bancada apresentou, ho­je, conforme vossa indicação, pro­jecto autonsando presidente da Re­publica realisar, mediante concurrencia publica, obras necessárias construcção porto das Torres, accôrdo decreto 14 de fevereiro 1907, podendo ettectuar crédito Abraços Homero Baptista " Noticia publicada no Correio do Povo de 12/8/1911


A grafia de época está preservada nos textos acima

N. R. - Segundo a noticia acima, des­de 1891 se cogitava a construção de um terminal portuário em Tor­res. Em nossas pesquisas diárias até a presente data, não flagra­mos outras informações consistentes sobre o assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário