quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"CAMINHO DA SANTINHA" VAI FECHAR


O “Caminho da Santinha”, no sopé do Morro do Farol, em Torres, vai ser fechado. Existe risco de deslizamento de terra e desmoronamento do morro.

O local é um ponto de atração turística e de romaria de fiéis de N.S. Aparecida. Reuniões entre a Prefeitura e o Ministério Público do Estado já foram realizadas. Na última delas, dia 18 de janeiro, o MP deu um prazo de 20 dias úteis – a expirar dia 15 de fevereiro – para que a Prefeitura impeça o trânsito de pessoas no local e busque uma outra área para colocação da imagem da santa.

Segundo a Assessoria de Imprensa do MP consultada ontem pelo DIÁRIO Gazeta, a prefeitura é a responsável pela área e deverá remover o piso de concreto que costeia o Morro do Farol, recompor a vegetação de forma a dificultar o trânsito de pessoas pela área, colocar placas de aviso (já existem duas alertando sobre o perigo de desmoronamento) e encontrar um novo local para colocação da imagem da santa.

Incrustada no morro do Farol existe uma pequena gruta com acesso por duas escadarias, onde há uma imagem de N.S. Aparecida. Ali os fiéis depositam oferendas e pagam promessas. Esse pequeno santuário foi criado há cerca de 20 anos, bem como cimentado o caminho de terra natural. No início era até iluminado, mas o sistema foi retirado também por ação do MP.

Os fiéis recolhem água que verte do morro e colocam placas de agradecimentos a graças alcançadas. É comum também a realização de missas no local. Ocorre que já há algum tempo vem se verificando deslizamentos de terras e pedras do morro. Há cerca de 20 anos uma enorme pedra pesando toneladas despencou da face Leste do Morro do Farol. O Morro do Farol é um dos três que compõem as “Torres” e dão origem ao nome da cidade. Essa trilha era usada há 2, 3 mil anos pelos índios Carijós e Arachanes que habitavam a região.

O morro é formação vulcânica que foi se depositando em camadas há milhões de anos. Sua origem é a mesma da Serra do Mar. As pedras estão sobrepostas uma às outras. Além da infiltração da água da chuva entre as rochas, existem trilhas turísticas pelo meio do morro e atividades de “rapell” (escalada com cordas). O “Caminho” é freqüentado diariamente por milhares de turistas, veranistas, moradores e fiéis.

Seg, 30 de Janeiro de 2012 22:16Fonte: Diário Gazeta de Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário